;

Busca Rápida

domingo, 12 de julho de 2009

O filho pródigo

Texto. Lc. 15.11-23 Tema: O filho perdido
Introdução:
O texto em apreço revela especialmente o grande amor de Deus pelos pecadores distanciados e desviados do convívio do Pai (Deus) e de sua casa (a igreja).
1. Três passos rumo à perdição - Lc 15.12,13
1. Abandonar o Pai e a casa paterna: Quando o homem deixa a Deus e a sua Igreja, está dando um grande passo para a perdição.

2- Dissipar todos os bens: O homem que não valoriza os bens que Deus lhe concede, é alguém dependente dos outros.

3- Viver dissolutamente: No momento em que o homem se afasta de Deus e da Igreja conseqüentemente, ele se aproxima das coisas carnais, e diabólicas. Pornografia, orgias e todo tipo de bebedices faz parte do que está vivendo longe do Senhor.
2. Resultados da desobediência
1. (Lc 15.14 - a) Consumir tudo: o rebelde não tem domínio, consome com todos os seus bens. Fica vazio de tudo. b) Passa necessidade.

2. Lc 15.15 - Convive com os porcos: O rebelde tem uma vida na imundíce, ligada em coisas imundas, trabalhando com coisas imundas. O porco é símbolo de imundice

3. Lc 15.16 - Ninguém lhe dava nada: O desobediente não recebe auxílio dos outros. Ninguém se volta para ajudar o rebelde, porque Deus quer que o desobediente tenha uma vida de sofrimentos.

4. Lc 15.16 - Passou fome: O desobediente tem ação devoradora em sua dispensa. Falta-lhe tudo, inclusive o pão.
3. Cinco passos para o retorno
1. Lc 15.17 - Caiu em si: O que cai na desobediência, deve despertar acordar para o Reino de Deus.
2. Lc 15.17 - Reconhecimento: é necessário reconhecer o estado em que se encontra.
3. Lc 15.18 - Decisão: o caído deve toar a decisão de voltar.
4. Lc 18.20 - Arrependimento: O caído deve arrepender-se plenamente de seus atos do afastamento, ter um coração retornável.
5. Lc 18-21 - Confissão: Deve confessar ao Pai, para que possa ser redimido.
Conclusão:
Lc 15.20-23: Só Assim Deus Se Compadecerá do Caído, Recebendo-O de Braços Abertos, Dando-Lhe A Melhor Roupa, Pondo-Lhe Um Anel, Simbolizando A Nova E Eterna Aliança, Realizando Uma Grande Festa Nos Céus, Pois Alguém Se Arrependeu de Seus Pecados. Todos Os Dias O Pai Espera de Braços Abertos Que O Filho Pródigo Retorne. Porém, Chegará O Dia Em Que A Porta da Casa Paternal Estará Definitivamente Fechada.
Se Você Está Em Pé, Cuide Não Cair.

Um comentário:


Horário & Dia

;
 
Designe do site Mateus Frassini