;

Busca Rápida

domingo, 12 de julho de 2009

O rei que não deixou saudades

TEXTO: II CRÔNICAS 21.20
TEMA: O REI QUE NÃO DEIXOU SAUDADES
INTRO: Jeorão era filho de Jeosafá, foi o quinto rei de Judá, Ele reinou oito anos em Jerusalém. Sua vida, seu reinado e sua história foram trágicos.
Foi um dos piores reis de Judá, o mais perverso. Tanto Jeosafa seu pai, quanto Asa, seu avô; deixaram-lhe boa herança, assim material como espiritual; mas Jeorão não valorizou.

I. JEORÃO UM REI DE MÁ ÍNDOLE ( CARÁTER ) II CR. 21.1-11
Jeorão teve seis irmãos, v.2. Seu pai havia deixado bens para todos; portanto eles não tinham problemas financeiros, político nem religioso. O problema era espiritual. Veja os problemas que Jeorão tinha e deixou:

1. PROBLEMA MORAL, NÃO HONROU A SEU PAI. Vers. 3
Toda a herança que o pai deixou não valeu nada; ele desprezou. Quantos filhos que são assim; não valorizam o patrimônio que o pai lhes da. São verdadeiros filhos esbanjadores. Lc. 15.11-23 Pródigos! A vinha de Nabote. IRs.21.1-7.

2. PROBLEMA FAMILIAR, NÃO HONROU AOS IRMÃOS. Vers. 4
Logo que Jeorão assumiu o trono, matou a todos os seus irmãos; faltou o respeito, o amor, a consideração! Tanto para com seus pais, quanto para com seus irmãos. Filho perverso. Malvado, cruel bárbaro e desumano.

3. PROBLEMA CONJUGAL: NÃO HONROU AS ORIGENS. Vers. 5,6
Jeorão casou com a filha de Acabe. Filha da maldição. Casamento misto casou com uma mulher estranha; ato proibido pelo Senhor. IICor.6.14,15.

4. PROBLEMA CULTURAL: NÃO HONROU OS VIZINHOS. Vs.7,8
Os vizinhos vieram contra ele porque Jeorão deixou ao Senhor, ele oprimia os povos vizinhos, com tributos e impostos pesados.

5. PROBLEMA ESPIRITUAL: NÃO HONROU A DEUS. Vs.10,11
Este foi o maior problema da vida de Jeorão. Espiritual! É a raiz de todos os males da sociedade mundial. Ele fez altos em todas as partes, altares aos ídolos, ás imagens de escultura.

II. AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO E A MENSAGEM DO SENHOR.
Deus usou o profeta Elias, e mandou que ele escrevesse e enviasse a mensagem ao rei. O conteúdo era este... Vers. 12-15

1. Depois disso o Senhor o feriu nas suas entranhas, com uma enfermidade incurável... Vers. 18-20
2. Ele morreu sem filhos, sem mulher, sem amigos, sem alívios, sem Deus, sem salvação sem deixar saudade alguma. Presidente da Nicarágua Somoza, Uganda, na África Ide Amim.

III. PESSOAS QUE DEIXARAM SAUDADES.
1. Timóteo deixou saudades. 2ºtm. 1.2-5 + 2. Enoque. 3. Moisés. 4. Elias. 5. Eliseu. 6. Estevão. 7. Dorcas. At.9.39

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Horário & Dia

;
 
Designe do site Mateus Frassini