;

Busca Rápida

domingo, 12 de julho de 2009

O retorno e as ruinas

Título O Retorno e as Ruínas
Texto Neemias 2:6 Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto
durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.
Introdução

Neemias 1:11: Eu era copeiro do rei
Neemias recebe más notícias de sua terra Natal. Deprime-se, chora, busca
Deus e vai à luta. A posição de Neemias não era importante:
a. Ele era Neemias
b. Ele tinha Deus em sua vida
c. Ele servia a um Deus vivo e atuante.

Neemias 2:1: Neemias na presença do rei
Semblante de tristeza. O lamento de Neemias dá-se no fato de:
1. Não era Plano de Deus as ruínas de Jerusalém
2. O pecado havia provocado a ruína
3. Deus queria restaurar
4. Faltava um homem com coragem para dispor-se diante de Deus.

Neemias 2:2: O Rei reconhece a tristeza de Neemias
- Deus sonda o coração, Deus viveu o drama de Neemias.
- Deus provoca no coração de Neemias o desejo de restauração

Neemias 2:3: A Explicação de Neemias
"... estando a cidade dos túmulos de meus pais assolada..."
A luta de Neemias não era:
- Por prosperidade pessoal
- Desejo de poder
- Obstinação e inconformismo insano.
Era causa justa: Reconstruir, restaurar, renovar a cidade.

Neemias 2:4: Orei
Prática silenciosa e deve ser comum entre os cristãos.
Quando a restauração vem da parte de Deus.
- Ele move as barreiras
- Neemias consegue dispensa
- Como também carta para os governadores (Asafe).
- Matéria prima. O meu Deus segundo as suas riquezas, suprirá todas as minhas necessidades.
Não falta nada a quem teme a Deus.
O Senhor é meu pastor, nada me faltará.

Neemias 2:10: Inimigo - Sambalate
O reino das trevas tem manobrado toda espécie de demônios, bem como
utilizado pessoas que estejam disponíveis contra Deus, contra o povo de Deus,
contra o Reino de Deus. Sambalate e Tobias perturbam-se.

Neemias 2:12
Não havia comigo animal algum, senão aquele que eu montava.
- Não era necessário um Exército.
- Era necessário a bênção de Deus.
- Deus havia dado a visão para Neemias.

Neemias 2:19: Foram Desprezados e zombados por
- Sambalate - Tobias - Gesem

Neemias 2:20
O Deus do céu é quem nos fará prosperar.
Quando a causa é justa, Deus:
- Abençoa - Protege
- Sustenta - Guarda
Conclusão
Como Neemias neste episódio, devemos proceder de forma honesta, digna e
inteligente:
1. Estar no centro da Vontade de Deus
2. Criar estratégias - estudar a situação
3. Usar de autoridade para resolver problemas
4. Desprezar a oposição - sem contudo menosprezar os opositores
5. Não voltar atrás, não importa o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Horário & Dia

;
 
Designe do site Mateus Frassini